Todos sabem o quanto é chato e complicado trocar de sistema de automação, afinal de contas todo o histórico de transações como compra e vendas, de pagamentos e, principalmente dos clientes está contido no sistema.

Porém, como em qualquer relacionamento comercial existem situações que nos obrigam a mudar de fornecedor.

Muitas empresas se especializam em criar “barreiras de saída” exatamente para tentar conter o cliente nas suas carteiras. Se você já tentou cancelar uma tv a cabo ou conta telefônica deve saber do que eu estou falando. Estas empresas criam áreas de negócios que se especializam em “criar dificuldades” para fazer com que o cliente desista de fazer o cancelamento.

No mercado de software não é diferente. Depois de negligenciar os clientes, deixar de prestar o suporte necessário, trocar constantemente de representante, cancelar serviços básicos e disponibilizar atualizações bugadas a estratégia é conter os clientes que desejam pular deste “barco furado” oferecendo descontos, versões lite, entre outros benefícios que deveriam ter sido oferecidos enquanto o cliente estava consumindo seu serviço e não na hora de sair. Depois que o revendedor cansou de ser enrolado é tarde demais.

O pior é que depois que eles se convencem que perderam os clientes para finalizar o contrato cobram um absurdo e inventam um monte de cobranças.

Cansei. Estou decidido a trocar o sistema do posto. O que devo fazer para não cair em outra roubada ? 

Tenho certeza que muitos revendedores que chegaram até este ponto estão com este mesmo problema. Como certificar-se que não vai trocar um pepino por um abacaxi ? Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a tomar esta decisão :

a. Converse com outros revendedores e peça indicação. Hoje em dia existem muitos grupos de whatsapp entre revendedores. Uma boa dica é perguntar no grupo se alguém recomenda algum sistema.

b. Certifique-se que o sistema que você vai contratar já é desenvolvido para rodar na nuvem. Softwares abertos, baseados em nuvem, trazem mais dinamismo, segurança e podem ser acessados até mesmo se você não estiver no posto de combustível.

c. Exija Segurança – O seu novo sistema deve ter a capacidade de realizar o Backup Automático das informações de sua empresa por meio do Cloud Computing – computação em nuvem.

d. Acesso por Celular – Não abra mão da Mobilidade . Seu novo sistema deverá oferecer acesso por meio de Smartphone ou Tablet à todas informações de seu Posto de Combustível e/ou Loja de Conveniência.

e. Sem Complicações – Chega de dificuldades na hora de buscar uma informação. Os sistemas modernos disponibilizam interface gráfica agradável e de fácil operação.

f. Certifique-se que o suporte funciona – Da mesma forma que você pediu informações para outros revendedores sobre as funcionalidades do sistema peça uma relação de clientes da empresa que vai prestar o suporte local. Ligue para vários clientes e certifique-se que o prestador de serviço é confiável.

Além destas dicas existem funcionalidades que são indispensáveis para uma revenda de combustíveis. Assegure-se que o seu novo sistema oferecerá: 

Conciliação de Cartão que importa automaticamente seu extrato de cartões, confrontando com as informações lançadas no sistema e ajuda na conferência dos seus cartões.

Faturamento Simplificado – O sistema deve fazer o faturamento de todos os seus clientes em uma única operação realizando também a emissão de nota, gerar duplicatas, boletos, danfe e e-mail.

Segurança Fiscal – Arquivamento dos seus arquivos xml fiscais

Medidores de Tanques – Integração eficiente com medidores de tanques que fornecem as informações pelo medidor de forma automática e segura.

Identificador de Frentista – Integração com o identificador de frentista e clientes. Controle de bombas e gerenciamento da produtividade dos frentistas, além de eliminar a quebra de caixa e permitir criar campanhas de fidelização de clientes.

Cartão Troca de Preço – Permitindo a troca de preço na hora do abastecimento, possibilitando ter o preço a vista e a prazo em qualquer bomba.

Coletor de Dados – Gestão de Estoque, controle diário dos produtos, com mais simplicidade ao realizar balanços sem interrupção das atividades da loja.

Se você está decidido a trocar de Sistema de Automação, não deixe de avaliar o Sistema Webposto que oferece todas as funcionalidade citadas acima além de uma política de relacionamento diferenciada. Clique aqui e para conhecer mais sobre o Webposto.

Escrito por : Renato da Silveira

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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