Revendedor deve ter cuidados especiais com a imagem, a aparência e o visual do posto.
O combustível é um dos raros produtos ou mercadorias em que o consumidor compra sem que tenha visto, tocado, cheirado ou experimentado. Então, o que ele observa na hora de escolher qual o posto onde fará o seu abastecimento? Por que, quando damos um presente, obrigatoriamente ele tem que ser envolto em um bonito papel ou embalagem?
Para estas e para todas as perguntas que envolvem mercadologia, bem como das melhores práticas de venda de produtos e serviços, sempre teremos a mesma resposta: o visual, a aparência e a imagem do que estamos recebendo influem na primeira emoção. E a escolha do local, onde se vai comprar um produto que não se vê, sempre vem com a primeira emoção, que é a de que seja bonito, limpo, iluminado, bem conservado e que possua todos os atrativos que desejo, leia-se, também, qualidade e preço condizente com o valor da mercadoria que estou comprando.
Bons e universais exemplos disso são as revendas de automóveis, casas de artigos de construção, de móveis e eletrodomésticos, cinemas, restaurantes, revistas, shoppings e postos de combustíveis. O que estes comércios têm em comum? O visual e a aparência têm que estar muito bons para atrair o consumidor. E só depois de tê-los dentro do estabelecimento, aí sim, satisfazer suas necessidades de compras com produtos de boa procedência e com valor agregado justo. Numa terceira fase, fidelizá-lo, que nada mais é do que ter satisfeito plenamente sua expectativa de quando escolheu seu estabelecimento para comprar o que necessita.
O posto precisa sempre estar limpo. E não basta parecer limpo; tem que ter os equipamentos bem pintados, brilhando, sem vidros quebrados, com as indicações de produtos e preços com fácil visualização e nítidos, mangueiras e bicos em bom estado, não haver manchas de derramamentos no piso e na pista. Instalações sem poluição visual, mas com indicações de produtos e promoções atrativas e provocadoras ao consumo que satisfaça as necessidades dos clientes.
O posto tem que ser e parecer seguro, com farta iluminação e sinais de que tem bom movimento. Pintura da cobertura, ilha de bombas, pista e prédios, é essencial que sempre estejam boas e reflitam a ideia de que o posto é novo. E, se não é novo, que passa sempre por modernização, tornando-o atrativo e bonito.
Não esquecer dos funcionários que têm de ter boa apresentação, com uniformes limpos e inteiros, calçados de acordo com o que exige a legislação e denotando que têm cuidado consigo mesmo, por se apresentarem bem penteados, barbeados, com unhas cuidadas. Bem apresentados como qualquer um de nós deseja encontrar um vendedor que pretenda vender um bom produto.
Por: Carlos Trindade, consultor de empresas de combustíveis e de energia.
Fonte: Revista Posto Avançado –