Com o avanço da tecnologia digital, postos de combustíveis estão encontrando novas maneiras de atrair e reter clientes. Uma das maneiras mais eficazes é por meio do uso de aplicativos móveis.

Esses aplicativos podem ser usados para fornecer aos clientes atualizações em tempo real sobre preços de combustível, promoções e outras informações relevantes.

Nesse artigo vamos fazer um viagem até a Argentina para descobrir como os postos de serviços uitilizam essa estratégia.

Todas as distribuidoras já possuem um programa de fidelização de clientes

Este é o primeiro ano em que todas as bandeiras representativas do mercado têm seu próprio aplicativo de fidelidade. Daqui resultará uma forte concorrência digital que se traduzirá em novos desenvolvimentos e prováveis ​​alianças com parceiros complementares ao serviço de distribuição de combustíveis.

A digitalização dos Postos de Abastecimento levou as marcas a desenvolverem as suas próprias aplicações móveis, ferramentas fundamentais para agilizar a experiência do utilizador e aprofundar o conhecimento dos seus hábitos de consumo.

Em diálogo com surtidores.com.ar, Mauro Cercos, gerente de Desenvolvimento Digital e Exploração de Dados da YPF SA, explica que enquanto 2021 foi um ano de crescimento exponencial, talvez o mais forte na transformação do comportamento do consumidor, 2022 foi um ano de consolidação para quem decidiu seguir a tendência.

Por seu lado, descreve 2023 como o primeiro ano em que a competição para digitalizar, conhecer e melhorar a experiência do cliente nas Estações de Serviço estará completa, uma vez que estarão em jogo a criatividade, a agilidade de desenvolvimento, a vontade de arriscar e a capacidade gerar alianças com parceiros estratégicos, em busca de dar mais um passo em novas soluções relevantes para os clientes.

“A evolução natural mostra que já estamos saindo da fase de digitalização dos processos analógicos e eliminação de atritos para dar lugar a novos modelos de negócios digitais, novos serviços embarcados que ampliam a experiência”, afirma o executivo.

Hoje as empresas são chamadas não apenas a se adaptar às demandas, mas a serem as impulsionadoras da mudança e geradoras de oportunidades para construir seu próprio caminho na digitalização.

“Este ano será marcado pela personalização, antecipação e eficiência, onde o conhecimento do utilizador e o valor da informação continuarão a ser relevantes para a geração de novas propostas de valor. Os novos modelos de negócios integrados e eficientes para todo o ecossistema farão a diferença”, afirma Cercos.

Aqui o especialista levanta os conceitos fundamentais das tendências em atendimento ao cliente e digitalização: novos modelos de negócios e mais eficiência.

A primeira refere-se a todos aqueles serviços que não têm a ver exclusivamente com os que são prestados numa estação, mas com tudo o que o cliente necessita para o seu consumo. Assim, as informações que podem ser obtidas a partir dele serão fundamentais para fazer os melhores acordos com empresas estratégicas.

Por outro lado, a eficiência continua a desempenhar um papel preponderante nas inovações, com a particularidade de que agora a agilidade e a antecipação dos desejos do cliente se tornaram os pilares do sucesso.

“Pós pandemia, a digitalização teve uma aceleração total que nos permitiu hoje não ter de pensar em como levar um utilizador a uma aplicação, essas barreiras foram ultrapassadas e paralelamente surgiram as relacionadas com a experiência, resolução e satisfação e relação com a marca mesmo quando não é no Posto de Abastecimento ou nas lojas”, indica o referente do App YPF.

Nesse sentido, a YPF continua trabalhando para reduzir o que considera ser a lacuna digital entre seus usuários fiéis e o restante de seus clientes regulares; com soluções que pensam em novas alternativas, como reservar uma sala de coworking, acessar o banheiro por leitura de QR code, comprar água quente sem usar dinheiro e outros serviços relacionados à mobilidade.

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No entanto, Cercos explica que outro dos caminhos que os mantém ocupados é como dar um salto evolutivo na personalização, reconhecendo o usuário como único e oferecendo benefícios relevantes e exclusivos.

“Já existe muita história construída entre a YPF e seus clientes para capitalizar e, assim, simplificar suas tomadas de decisão”, acrescenta.

Neste contexto, a inteligência artificial torna-se mais relevante e todas as ferramentas utilizadas para obtenção de dados e sua posterior análise serão o guia para a tomada das melhores decisões.

“A evolução e a transformação são contínuas, precisamente porque a inovação não pára mas, pelo contrário, disponibiliza-nos todos os dias mais ferramentas tecnológicas para as capitalizarmos com uma adequada gestão da mudança” conclui Cercos.

APP YPF

Eles garantem que o uso do YPF APP aumente o nível de consumo do cliente

A empresa afirma que quem usa o aplicativo visita mais os postos YPF, cobra mais e usa mais a linha de combustível premium Infinia.

Surtidores.com.ar acessou uma série de indicadores e avaliação do programa da petrolífera estatal ServiClub. A plataforma, que durante 2021 se integrou ao YPF App e lançou sua própria loja virtual, é “a maior e mais relevante em nosso país”, afirmaram da empresa.

É que a APP se tornou numa ferramenta fundamental de fidelização, uma vez que os pontos podem ser utilizados em cada área do negócio como praia, lojas e Boxes através do cross-selling.

Nesse sentido, determinaram que os clientes ServiClub visitem mais os postos YPF, carreguem mais combustível e usem mais a linha de combustível premium Infinia.

“Através do YPF App e nosso programa ServiClub, estamos gerando um ecossistema de vendas no qual cada ponto da estação se torna relevante para oferecer aos nossos clientes fiéis propostas de valor, promoções e ofertas que os vinculam às nossas estações”, disseram seus representantes.

Sobre as ações de marketing realizadas pela petrolífera exclusivamente para os membros do ServiClub, destacaram o valor de campanhas ligadas ao esporte, como as camisas e bolas Messi-YPF, além de destacar que ajudam a gerar novos seguidores e reativar clientes que trocam pontos.

Também apontaram que a empresa está aos poucos estabelecendo relações com um público adolescente e jovem que ainda não tem mobilidade própria, mas já começa a se conectar com a marca YPF.

“Estamos nos aproximando dos futuros consumidores de forma eficiente”, especificam as referências, citando as alianças com marcas reconhecidas como Disney, Marvel e Playstation, além de ser patrocinadora de todas as competições da Liga Argentina de Videogames Profissionais.

“Isso nos torna relevantes no canal em que estão presentes”, enfatizaram por fim.

AXION ON

AXION energy presenta ON, su nuevo programa de descuentos y beneficios

Os clientes que aderirem ao ON poderão acumular pontos carregando combustível ou comprando lubrificantes Castrol no AXION energy para utilizá-los em descontos e vantagens únicas em diversas categorias como entretenimento, compras em supermercados, esportes, turismo e tecnologia.

AXION energy lança seu programa de descontos e benefícios, ON. Esta é uma proposta de valor que permitirá aos clientes afiliados que abastecerem, comprarem lubrificantes Castrol ou produtos nas lojas Spot!, acumular pontos para aceder a promoções e bónus exclusivos.

Esta plataforma de energia AXION destaca-se pelos seus atributos de personalização, uma vez que recompensa o utilizador pela frequência de utilização e geolocalização, e traz os melhores descontos consoante o local onde se encontra. Além disso, este programa conta com uma ampla variedade de benefícios que atendem aos gostos e desejos dos consumidores, como descontos em produtos AXION energy, Castrol ou Spot!. e benefícios em diversas áreas como entretenimento, supermercados, tecnologia, turismo, entre outros.

Um evento de pré-abertura para convidados especiais da marca, no primeiro dia do Lollapalooza é o cenário escolhido pela AXION energy para apresentar o ON. “Las Casitas”, o espaço ideal para proporcionar a todos os consumidores da marca a melhor experiência musical, reunindo em seu line-up os DJs mais destacados da América Latina. Desta forma, quem vier ao espaço da marca terá a oportunidade de experimentar uma antevisão das milhares de propostas que a ON irá oferecer ao longo do ano.

A plataforma estará disponível em breve e seu uso será muito simples: pode ser acessado escaneando o código QR que está disponível em todos os Postos AXION energy ou baixando o aplicativo nas lojas Google Play e Apple Store, cadastrando-se uma vez, carregue combustível ou compre lubrificantes Castrol e comece a ganhar pontos. Todas as compras realizadas gerarão pontos que permitirão ao usuário subir de nível e ter acesso a melhores descontos e benefícios Premium.

“ON é o resultado de uma proposta que há muito tempo pensamos e desenvolvemos com o objetivo de proporcionar aos nossos clientes uma experiência marcante e diferenciada na hora de escolher nossos Postos de Abastecimento. Temos certeza que com nosso novo programa estaremos mais próximos de nossos consumidores e também de novos usuários, recompensando-os e dando-lhes os benefícios que mais procuram”, comenta Sandra Yachelini, vice-presidente comercial da AXION energy.

É um facto que a experiência de compra e o valor acrescentado que lhe é atribuído são altamente relevantes para o consumidor. A combinação de emoções geradas antes, durante e depois do processo de compra são os verdadeiros motivos que levam o usuário a escolher novamente uma marca. Por isso, e em decorrência das mudanças ocorridas em termos de tecnologia e praticidade, as empresas enfrentam o desafio de como diferenciar seus produtos e serviços em um mercado altamente competitivo. Tanto é assim que os programas de fidelização evoluíram e ganharam força em diversos setores, onde os postos de abastecimento não são exceção.

Diante desse novo panorama, a AXION energy vem há anos trilhando um caminho de transformação, quebrando paradigmas para levar seus Postos de Abastecimento a um patamar superior, com a mais alta tecnologia em combustíveis, inovando em suas lojas Spot! para que acompanhem as novas tendências de consumo e identifiquem os gostos e hábitos dos clientes para oferecer uma experiência de compra verdadeiramente satisfatória e personalizada. Com ON, a marca procura englobar todas estas vertentes, para que os clientes encontrem tudo o que desejam num só local.

A plataforma de energia AXION, ON, chega com o objetivo de se posicionar no mercado visando oferecer uma experiência diferenciada aos seus usuários, premiando o uso e trazendo os melhores descontos e benefícios sob medida para cada usuário onde quer que esteja.

 FREEMONI

Cada vez mais lojistas apostam no app que garante o retorno dos clientes ao Posto de Atendimento Em Salta, Misiones, Mendoza e Santiago del Estero já estão usando o Freemoni, o que garante um crescimento de 30% no faturamento.Uma alternativa ideal para Postos de Serviço que recebem consumidores frequentes.

Como estratégia de fidelização, cada vez mais os parkers apostam em alternativas que proporcionem vantagens extra aos seus clientes habituais. Existem opções às apps das diferentes petrolíferas que podem coexistir com elas para dar a cada uma das Estações de Serviço a possibilidade de criar uma experiência única e tentadora.

Um deles é o Freemoni: como um sistema de pontos, permite oferecer benefícios importantes ao garantir esse retorno de 80%, sem custos de plástico ou manutenção.

É um sistema de poupança inteligente que consiste em conceder o reembolso aos consumidores através de um QR Code ou Alias ​​para alcançar uma experiência de economia colaborativa, sustentável e digital, enquanto o operador consegue criar uma comunidade e adicionar inovação.

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O Freemoni está integrado com o CALDEN OIL do Grupo AONIKEN, para que cada um dos produtos e serviços comercializados pela empresa possa ser acessado de forma fácil, rápida e intuitiva. Por isso, as operadoras de estacionamento que já operam com o software evitarão atrasos na instalação e poderão começar a oferecer seu serviço diferenciado no momento do fechamento do contrato comercial.

Em diálogo com o survivales.com.ar, Soledad Smith, diretora comercial da empresa, comenta: “Já estamos operando nas províncias de Santiago del Estero, Misiones, Mendoza, Salta e podemos chegar a qualquer parte do país”.

Da mesma forma, o executivo confirma que quem já trabalha com a Freemoni conseguiu aumentar o faturamento em até 30% e fazer com que cerca de 80% dos clientes retornem.

Como é implementado? O dono do Posto de Atendimento preenche um formulário com os dados do seu negócio e cadastra sua conta gratuitamente. Você recebe instantaneamente 50.000 Freemonis que pode alocar para clientes que vão consumir algum de seus produtos e serviços.

1 Freemoni é igual a $1. Assim, o lojista poderá configurar qual percentual do dinheiro de cada compra será devolvido à Freemonis no app do consumidor.

Assim, o cliente poderá utilizar ou acumular os Freemonies para futuras compras como parte do pagamento. De referir que o operador pode escolher se a utilização destes pode ser em todas as unidades de negócio ou apenas no consumo de algumas, como o bar ou o centro de lubrificação, por exemplo.

Não há custos de integração ou manutenção, apenas uma comissão é cobrada sobre o sucesso por venda gerada. Sobre o valor pago pelo cliente com o Freemoni, o sistema retém 10%.

Conclusão

Em conclusão, o uso de aplicativos móveis é uma ferramenta importante para postos de combustíveis atrair e reter clientes. Ao fornecer atualizações em tempo real e campanhas de marketing direcionadas, esses aplicativos podem ajudar os postos de combustíveis a permanecerem competitivos em um mercado em constante mudança.

Fonte: Surtidores

Estratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil Postos

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