Considerado o segundo melhor período de vendas de alimentos depois do Natal, a Páscoa tem tudo para ser bem doce neste ano.
Você tem menos de 40 dias para mostrar o potencial de produtos e serviços de sua loja, desde o ovo de páscoa até uma sugestão de vinho ou cerveja especial para o tradicional almoço de páscoa com a família. Fique atento: logo após o carnaval, sua conveniência deve estar devidamente preparada para conquistar consumidores.
Quem sai na frente e prioriza o planejamento tem sempre maior possibilidade de chamar a atenção e aumentar as vendas. O lojista que souber definir corretamente seu sortimento, preferencialmente pensando na categoria, ou seja, no conjunto de produtos consumidos por ocasião da Páscoa (não só chocolates mas pelúcias, caixas de bombons, presentes, vinhos, etc) possuir ações nos pontos-de-venda alinhadas com os fornecedores e dispor de um aparato logístico que possibilite uma reposição eficiente já está um passo à frente da concorrência.
Para aumentar a lucratividade nessa época, um bom planejamento e o alinhamento com os fornecedores para traçar estratégias conjuntas são fundamentais para impulsionar as vendas.
A importância do Ponto de Vendas – PDV
O PDV é uma importante mídia na formação e manutenção de um produto. O que estiver bem apresentado terá mais visibilidade, e consequentemente, venderá mais.
Os produtos de Páscoa, por serem sazonais, devem ter todo um tratamento e estratégia especiais, que quando utilizadas corretamente, são fundamentais para fisgar o consumidor.
Uma das primeiras questões a serem resolvidas é o espaço a ser destinado para esses produtos. Segundo ele, muitos lojistas passam pelo drama de não conseguirem dispor os itens de forma a não conflitar com os produtos regulares, prejudicando a exposição e consequentemente as vendas. Esses produtos têm uma participação importante no faturamento e precisam conquistar um lugar na gôndola e ter visibilidade extra, pois seu período de exposição é restrito. Displays exclusivos e pontos extras dentro da loja podem ajudar a solucionar a questão.
É preciso pensar além de chocolates …
Ainda dá tempo de lucrar com a páscoa. Para isso, é preciso pensar além dos chocolates e vender lembranças. “A páscoa é um momento das pessoas se presentearem. Uma boa maneira de chamar atenção é sofisticar o produto, trazer mais significados, como as cestas, enfeites, brinquedos e até vinhos”, aconselha Daniel Garcia Correa, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Senac.
Despertar o emocional do cliente é uma boa maneira de obter uma fatia das 18 mil toneladas de chocolate que serão vendidas na Páscoa em 2014, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (ABICAB). Inovar sem deixar a tradição de lado é uma arma que pode ser utilizada. Para esta Páscoa, a Chocolat Du Jour lançou novidades, como o kit trilha, que ajuda os pais a fazerem o caminho do coelho até os ovos. “É uma sugestão de brincadeira, para entrar no universo lúdico da Páscoa”.
Segue algumas sugestões para revender em sua Loja de Conveniência.
- Colomba Pascal
- Livros
- Arranjos e Cestas de Páscoa
- Perfumes
- Flores
- Pelúcia
- Peixes Congelados
- Embalagens personalizadas
- Óculos Solar
- Bolsas, Mochilas e Carteiras
- Capas para Celular e Tablets
Os ovos sobraram? – Um bom planejamento também evita que o varejista viva entre o dilema do “encalhe” ou da ruptura (falta de produtos nas prateleiras) nessas ocasiões. Afinal, o que fazer com os ovos de Páscoa que sobraram? Nesse sentido, é primordial, segundo ele, a definição do sortimento correto de produtos, em conjunto com o fornecedor, especialmente por ser uma linha de produtos com forte apoio de marketing, cujo conhecimento é essencial para estimar o volume de vendas. O alinhamento das previsões de vendas e uma logística eficiente garantem ao consumidor encontrar o item desejado. O sortimento adequado, portanto, proporciona ao varejo maior giro de produto e principalmente fidelização de clientes.
Campanhas Promocionais de Vendas
A Promoção é uma das ações mais utilizada entre as empresas. A maioria dos planejamentos tem alguma ação promocional.
Para uma marca que vende chocolate é fácil criar uma ação promocional de Páscoa, mas e para um posto de combustível? Nessas horas a criatividade deve estar alinhada com o objetivo da ação.
Alguns postos oferecem promoções de “PROMOÇÃO TANQUE CHEIO NA PÁSCOA” , sorteio de cestas de páscoa , além de distribuição gratuita de brindes.
É importante lembrar que o planejamento de campanha é essencial para os resultados positivos. Abaixo segue alguns itens que devem ser considerados:
– Comunicação visual – crie o tema da campanha explorando a data, envolvendo uma premiação.
– Decoração do local – use bexigas, faixas (dentro do permitido pela legislação, claro!), componha e abuse das cores. Se quiser, crie até uma cenografia com o tema da campanha;
– Material impresso – o folheto promocional da campanha pode ser entregue ao consumidor no momento da emissão do cupom fiscal;
– Crie jalecos, camiseta, bonés, crachás com tema da campanha para identificar os funcionários;
– Distribua adesivos pertinentes ao tema da campanha para fixar no vidro do carro e, ao mesmo tempo, divulgar a promoção do seu posto na rua;
– Utilize o cadastro de clientes para fortalecer a campanha através de mídias sociais e e-mail marketing;
– Campanha de incentivo para equipe – vincule a oferta dos produtos de páscoa atrelado à campanha. Se possível, utilize o comércio local para divulgar a promoção;
– Se houver verba, anuncie na mídia local, como revista, rádio e jornal;
É páscoa na Loja de Conveniência!
A páscoa que é um período especial de renovação da fé também é um período muito especial para o comércio. Na tradição brasileira os ovos de páscoa são os líderes, descolados das colombas que não “pegaram” como os panettones do final do ano.
Como o ovo de páscoa é muito delicado, quebra ou derrete com facilidade, sugiro cautela na hora de fazer o seu pedido. A loja que decidir vender os ovos precisa ter uma equipe boa em oferecer produtos porque eles costumam parar de vender no dia seguinte á páscoa. Acabado a simbologia da páscoa o cliente começa a comparar as gramaturas entre o ovo e a barra e acaba não comprando mais este produto que logicamente pelo seu valor superior.
Faça pedidos se possível com caixas mistas para aumentar o MIX, foque pelo menos 40% nos ovos infantis porque são as crianças a prioridade desta época, no restante do pedido aposte em marcar líderes do tamanho médio para o menor. Dicas: nº 15 do Sonho de Valsa e do meio Diamante e meio Laka (campeões de vendas), particularmente para 2014 “A Taça” (Garoto) de 300g.
Se os seus ovos já chegaram vai perceber que na gôndola eles tomam muito espaço e corre o risco de serem derrubados, o que os danifica e impediria a venda. Se possível prenda-os com as tiras plásticas que usamos no malote, assim estarão mais seguros.
Se tiver muitos ovos uma exposição bonita e segura é a da parreira, como a dos supermercados. Sim, se você não sabia chamamos esta exposição de parreira, porque imitam as parreiras de uvas.
Algumas lojas receberão a parreira do fornecedor, mas caso esse não seja o seu caso não se preocupe porque não é tão difícil fazer uma, basta reservar um tempinho para planejá-la e instalar. Para uma loja pequena ela pode ser feita com uma cerca fininha ou rede (como as redes de vôlei), cortada em um formato quadrado o suficiente para ficar bem preenchida com os ovos, amarre as pontas em ganchos instalados nas paredes da loja. Para lojas maiores é melhor fazer 04 suportes de madeira ou compensado, com aproximadamente 2,00 m de altura e 2,00 cm de diâmetro, apoiando uma moldura fina do mesmo material preenchido com a tela ou cerca que servirão de varal para os ovos de páscoa. Decore toda a parte exposta da parreira para ficar mais convidativa.
Você vai perder tempo para planejar e instalar a parreira no primeiro ano mas lembre que todo ano vai poder reutilizá-la. Outra dica é colocar a parreira no meio do caminho entre a porta da loja de conveniência e o caixa, mas se isso não for possível coloque na lateral do caixa para que o funcionário possa auxiliar os clientes na hora de informar preços e retirar os ovos da parreira.
Seja criativo e mão à obra. Bons negócios.
Por : Renato da Silveira – Consultor Brasil Postos
© Reprodução Autorizada. Este texto foi criado e publicado no site portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br por Renato da Silveira,editor do Portal Brasil Postos. A reprodução do mesmo está autorizada contanto que seja citada a autoria e mantido o texto na íntegra.