Frequentemente todo o gestor deve perguntar-se em como aumentar a venda de produtos automotivos no posto? A resposta é muito simples: treine sua equipe para oferecer os serviços de cortesia.
“Os serviços de cortesia em um posto de combustíveis têm duas finalidades. A primeira é demonstrar a preocupação com o bem estar do cliente que se sente satisfeito em ter os itens do seu carro checados. A segunda é gerar a oportunidade de venda dos produtos agregados e serviços especializados”.
Parece fácil, não é mesmo? Mas na prática não é tão simples assim? E sabe por quê? Por que a grande maioria dos clientes está com pressa e acredita que não possui tempo para esperar o frentista fazer a revisão dos itens.
Para “driblar” esta situação o frentista deve mostrar agilidade, conhecimento técnico e, principalmente utilizar as técnicas corretas de vendas.
Neste texto apresentaremos quais são os serviços que podem ser ofertados gratuitamente e que trazem ótimos resultados para a venda do posto.
- Revisão do Nível do Óleo – Realizado de maneira adequada, de preferência com o carro desligado por pelo menos 5 minutos, a revisão é oportunidade para estimular a troca de óleo pelo fabricante.
2. Adicionar Água no Radiador – Ao realizar a checagem da água o frentista tem a oportunidade de fidelizar o cliente que fica satisfeito com a atenção dispensada e serve “gancho” para a venda de aditivos.
3. Água do Lavador de Para-brisas – A checagem do nível de água do recipiente é uma grande oportunidade para oferecer os aditivos desembaçantes e cristalizadores. Assegure para o cliente que o aditivo para o limpador além de remover a gordura do vidro ajuda prolongar a vida útil das palhetas limpadoras.
4. Tanquinho – O tanquinho é um pequeno recipiente que fica com gasolina, usado em carros Flex a fim de ajudar no acionamento do motor em lugares muito frios. Isto permite a venda de combustíveis para a manutenção do nível de segurança.
5. Limpeza do Para Brisas e Retrovisor – A limpeza dos vidros e espelhos gera grande satisfação pelo fato que amplia a segurança do veículo e também gera a oportunidade de substituição das palhetas. Mostre para o cliente que se elas estiverem secas ou cortadas ele deve para trocá-las.
5. Calibragem dos Pneus – Indicada a cada novo abastecimento a calibragem dos pneus agrada principalmente as mulheres que evitam a sujeira da operação e gera a possibilidade da oferta dos fluídos de freios.
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7. Lavação de Aparência – Muitos empresários de postos torcem o nariz para esta estratégia. Porém se considerarmos que a grande maioria dos postos utilizam água de poço artesiano e o custo de mão de obra para a lavação já está sendo computada no custo fixo do posto a estratégia pode fica interessante. Os clientes apreciam muito esta cortesia.
8. Óleo de câmbio e direção –É bom conferir o nível no posto o nível de óleo do câmbio automático e da direção hidráulica, mas qualquer reposição ou manutenção deve ser efetuada por mão-de-obra qualificada.
9. Troca de filtros – A troca de filtros de ar e de óleo não impõe grandes dificuldades. Apenas o de combustível merece alguma atenção, pois, em alguns modelos, ele está localizado dentro do tanque e só poderá ser substituído por mão de obra especializada. Filtros de óleo devem ser substituídos a cada duas trocas de óleo. Os de ar e combustível, a cada 10.000km. A troca dos filtros de combustível que vão dentro do tanque tem prazos diferentes. Consulte o manual do proprietário.