Você chega na loja, o vendedor já sabe seu nome, sua preferência e até seu aniversário! Quem não gosta de ser tratado bem dessa forma?
Fidelizar o cliente vai muito além de manter preços baixos e ter o mínimo de cortesia. É preciso atraí-lo com ofertas e prêmios interessantes, conquistá-lo com cortesias e, por fim, fidelizá-lo com um tratamento diferenciado.
Em postos de combustíveis, é essencial ter alguns serviços, como troca de óleo, nível de água e até lavagem rápida. Ter atendentes que saibam sobre carros em geral, como o que é melhor para cada modelo, é uma grande vantagem!
Confira algumas dicas para fidelizar o cliente do seu posto de combustível e, de quebra, melhorar seus serviços:
– Cartão Fidelidade: Uma das táticas mais comuns e eficientes, o cartão fidelidade faz o consumidor ganhar pontos, que pode, em alguns casos, trocar por prêmios e até passagens aéreas.
– Brindes: Todo mundo gosta de ganhar presentes. É um bom começo para encantar o cliente e prepará-lo para eventualmente fazer o cartão fidelidade.
– Promoções: São ótimas ferramentas de divulgação do posto, além de atrair novos consumidores, que vão inicialmente pelos prêmios e podem ser fidelizados devido a outros aspectos.
– Descontos: Um mimo que pode ser oferecido aos clientes fiéis, o desconto sempre agrada. Pode ser usado em conjunto com o cartão fidelidade, “com tantos km abastecidos, ganha x% de desconto”, por exemplo.
– Serviços diferenciados: Como já dissemos, saber o nome do cliente e suas preferências cria um vínculo forte que contribui muito para a fidelização. Ter produtos para manutenção e limpeza do carro e moto também! Aceitar cartões em qualquer valor também é uma boa pedida.
– Loja de conveniência: É constatado que ter uma loja aumenta os lucros de um posto de combustível, mas também serve para atrair sempre os clientes que precisam comprar itens básicos, mas têm pouco tempo para ir em tantos lugares. Ao abastecer, já faz as compras necessárias.
– Atendimento: Atender com rapidez, levar máquinas de cartão até o carro e dar dicas de manutenção ao cliente são ótimas formas de mostrar ao cliente que seu posto é diferente dos outros.