Os efeitos da pandemia já estão atingindo o mercado e com os postos de combustíveis esses efeitos estão bem acentuados. Em abril o volume diário caiu 35% no geral, segundo dados da ANP. No Ceará, um dos estados mais afetados pelo coronavírus, a venda nos postos diminuiu em até 80%.

Esse é o reflexo do distanciamento social que resultou nas pessoas tendo que trabalhar em suas próprias casas, além do fechamento das escolas e estabelecimentos comerciais. Menos pessoas nas ruas significa mais carros na garagem. E mesmo com o valor da gasolina diminuindo, esse quadro, de acordo com especialistas, deve permanecer até junho.

As estimativas em alguns postos do país é que houve uma redução de até 3 mil litros nas vendas. Com esse prognóstico nada animador, como é possível combater a queda de volume?

 Casos que deram certo          

 Temos como exemplo duas redes de postos parceiras do Meu Posto com casos bem sucedidos durante a pandemia e a estratégia utilizada estava na palma da mão do revendedor.

O primeiro exemplo é do Posto JL que fica em Salgueiro/PE. Da litragem total vendida no mês, mais da metade é feita através do Meu Posto App e o JL conseguiu manter essa galonagem entre os meses de março e abril.

A sua estratégia foi investir na comunicação dentro da plataforma do Meu Posto, oferecendo promoções e incentivando seus clientes a continuarem consumindo mesmo num momento de crise.

Apesar de ter havido uma queda na venda total, em relação aos usuários do aplicativo permaneceu constante, o que comprova a eficácia nas ações de marketing com a plataforma e a fidelização dos seus clientes.

Em seguida, vem o case do Posto Alvorada em Marília que também não entrou nas estatísticas de queda de volume durante a pandemia. Pelo contrário, o posto conseguiu aumentar seu volume vendido.

Isso foi possível utilizando as ferramentas da plataforma Meu Posto App, conseguindo reter quase 2000 clientes. O boca a boca na cidade também ajudou e fez com que novos clientes fossem até o posto, aumentando em cerca de 20% a galonagem vendida no início da crise.

O que esses dois exemplos querem dizer? Mantenha seus clientes por perto.

Ao usar os serviços que a plataforma oferece, o revendedor cria uma relação mais próxima com o usuário, atraindo e fidelizando através de vários benefícios. Com o Meu Posto App, pode-se criar um canal direto com o cliente, oferecer promoções e sorteios, recompensar o usuário com ecash, incentivar funcionários e tudo isso sem interferir no seu fluxo de caixa.

Em tempos tão incertos como o que estamos vivendo agora, nada mais certo que adotar estratégias que darão resultados positivos tanto ao seu posto quanto aos seus clientes de uma maneira fácil, segura e que trará benefícios a todos

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