Ação da rede de postos busca conexão com consumidores mais jovens

A rede de postos Ipiranga apresenta, nesta terça-feira, 15, uma plataforma de games no metaverso, primeiro movimento da empresa nesse ecossistema.

A ação está sendo conduzida pela agência Media.Monks e desenvolvida pela GTG, vertical de games da V3A, junto com o Turbo Ipiranga, hub de inovação da empresa. Segundo Bárbara Miranda, diretora de marketing da Ipiranga, a proposta do jogo, com os ativos e produtos da marca, é “gerar interatividade de maneira natural”.

O jogo, construído e pensado para atrair o público gamer, oferecerá missões que envolvem visitas a dois postos em um mapa aberto com elementos da marca: pista de corrida da Ipiranga Racing, delivery dos produtos AmPm, pontos de recarga para carros elétricos e passeios com o personagem temático Fred, o cão frentista.

Há também interação virtual com os pilotos da Stock Car Thiago Camilo e César Ramos. Além disso, publicidade sobre cuidados automotivos com a identidade visual Jet Oil, máquinas de vendas de alimentos e outdoors foram inseridos para reforçar o contato dos jogadores com a marca.

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A entrada na plataforma se dá em três frentes: inovação, diversidade e conexão da marca com segmentos de consumidores mais jovens, como os gamers. “São conteúdos e conversas com esse novo consumidor bastante diferentes das outras mídias sociais e seria impossível para uma marca tão lastreada em inovação não se colocar na posição de participar do movimento do metaverso”, explica Bárbara Miranda.

Na plataforma “Cidade Virtual do Roleplay Complexo”, o público poderá ter acesso ao game, realizar missões e acumular pontos — que poderão ser revertidos em prêmios para os melhores classificados, como ingressos para o Rock in Rio. Lançada no Mês da Mulher, a campanha conta com postos Ipiranga no metaverso gerenciados por uma personagem feminina inspirada pela história de Maria Athenice, a primeira mulher a gerir um posto no Brasil — figura também representada em campanhas internas da Ipiranga para o Dia Internacional da Mulher.

“Queríamos fazer essa entrada quebrando conceitos pré-estabelecidos de que a mulher, para esse segmento de automobilismo, teria um papel muito associado ao caricato da ‘Maria Gasolina’. Estamos fazendo uma contra leitura desse conceito”, conta Bárbara.

A homenagem ao público feminino continua ao longo da campanha, que durará três meses, com o calendário de participações de streamers e gamers reconhecidas nos e-sports, como Tawna, CamilotaXP e Ale Maze. Elas participarão, como embaixadoras e jogadoras, de lives e ações interativas.

Segundo a diretora, o metaverso ainda é um ponto de interrogação para a maioria das empresas, mas a depender da evolução e do engajamento nos próximos meses, essa pode ser uma entrada definitiva da Ipiranga na plataforma. “É muito mais uma jornada do que uma entrada de maneira isolada”, afirma.

Um dos questionamentos refere-se a como o metaverso se transformará em uma plataforma que extrapole a experiência visual da marca. A diretora diz que há uma série de iniciativas sendo desenvolvidas em parceria com o Turbo Ipiranga para aprender e criar momentos de engajamento de marca, oportunidades de ações promocionais e de conversão dentro desse novo espaço.

Os objetivos da empresa, nesse sentido, são “estar com o pé naquilo que há de mais novo na percepção desse consumidor e aprender, dentro do metaverso, sobre a forma como ele se relaciona com a mobilidade e com o consumo, também nessa jornada de mobilidade”, diz Bárbara.

 

 

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